Ministério Batista do Calvário

Ministério IBC :: História da Igreja

Tudo começou com a chegada da irmã Aparecida em Manhumirim, vindo de Belo Horizonte com seu filho. Foi convidada pela Evangelista Geralda, sua irmã, para conhecer a Igreja Batista do Calvário em Manhuaçu, onde permaneceu congregando desde então. Conheceu o Jovem José Garcia, onde casaram-se, sendo ministrado pelo Pastor Alexandre, que pela primeira vez realizou esse tipo de cerimônia.

O casal residia em Manhumirim, mas continuavam a congregar na Igreja Batista do Calvário em Manhuaçu (Igreja fundada em 20 de fevereiro de 1977), onde frequentavam todos os domingos pela manhã. Tocados pelo Espirito Santo, sentiram forte desejo no coração em abrir uma sede da Igreja Batista do Calvário em Manhumirim. Sob a orientação do Pastor Alexandre alugaram um ponto na Rua dos Barbosa, no bairro Nossa Senhora Aparecida (Vila Verde), que apesar da precariedade do local, sendo um salão simples, de piso grosso, com muita poeira, ainda assim os irmãos permaneceram firme em seu propósito, sendo responsáveis pela missão da Igreja na cidade.

A irmã Cleonice Louvantino trabalhava como missionária, onde vivia inteiramente em função da pregação do evangelho, pertencente como membro da Igreja Congregacional em Presidente Soares (Alto Jequitibá). Na ocasião, conheceu a família do Pastor Alexandre, se tornando amigos em oração, recebendo um chamado para trabalhar na igreja Batista do Calvário.

Em junho de 1987 a primeira sede da Igreja Batista do Calvário de Manhumirim foi inaugurada. Posteriormente, a irmã Cleonice Louvantino, também se uniu ao casal de líderes. No ministério de louvor e oração a irmã Aparecida fora uma benção, e a irmã Cleonice na pregação da Palavra. E juntas, com o irmão José Garcia percorreram Manhumirim de canto a canto, ensinando a palavra e resgatando almas.

A princípio, a Igreja dispunha apenas de um microfone ligado em uma caixa de som, e o irmão Alfredo, o qual era membro da IGREJA Batista do Calvário de Manhuaçu, colaborava com o trabalho em Manhumirim, foi usado através de seu dom musical tocando guitarra nos louvores da Igreja sempre que se fazia presente, destacando-se na pregação da palavra, e em tremendo poder de expulsar demônios.

A igreja apresentava-se fervorosa, e tinha como melhor forma de adoração, louvores com as mãos e as vozes que se entoavam e engrandeciam a Deus. Louvavam e Deus operava!

A Igreja foi sendo despertada de uma tal maneira, que havia cura, batismo com o Espirito Santo, que pela graça muitas vidas foram restauradas. Nesta época, a Igreja formou um grupo anti-vicio, liderado pelo irmão Benizio, e posteriormente expandiu-se o projeto, abrindo um programa na Rádio que se intitulava “Momento de Alerta”, apresentado pelos irmãos Cidinho e Benizio, que em pouco tempo depois adquiriram uma frequência de rádio, a 102 FM, destinada inteiramente a evangelização. E em nove anos muitas pessoas se converteram.

A Irmã Cleonice Louvantino casou-se com o irmão Clemente Werner, e por causa da união, necessitando se dedicar a família, foi até o pastor Alexandre e pediu para se afastar, em 1996. No mesmo ano, o Pastor Alexandre nomeou Vanderley Jose da Silva e o irmão Alcides para conduzirem os trabalhos da igreja (1996-1998). Assumindo a congregação, o templo passou a ser situado na Rua Caetano Flora, no Centro da Cidade, no local do antigo cinema.

Em seguida (1999-2001) o Pastor Samuel assumiu o templo que se situava ainda na Caetano Flora. No ano subsequente, já com o Pastor Edson (2001-2002), o templo se localizava por um curto período no prédio dos Mussi e posteriormente, passou para a avenida Teófilo tostes, próximo ao Quintino’s. Em 2002, o Irmão Alcides retorna a Manhumirim, já consagrado Pastor com sua esposa a irmã Iracy Horsts Stock. Neste ano foi adquirido um terreno, no bairro do Roque, no valor de 17.500, que media 1222 metros quadrados. A construção iniciou-se em 2007, a planta foi feita pelo Irmão e engenheiro Eleovaldo Facuniel da Silva. A inauguração do templo com sede própria aconteceu no ano seguinte (2008), com uma linda festa de gratidão a Deus em realizar um sonho dos membros que tanto se dedicaram e alcançaram tal benção.

As atividades da Igreja aconteciam normalmente; entre outras, culto ao ar livre, e oração ao monte todos os sábados.

Em 2015 assume o pastor Frank Hudson Pimentel, juntamente com sua esposa Flaviane Maria da Silva Pimentel, e seus filhos. Esse Pastor organizado, e comprometido com a obra, conquistou os fiéis com seu carisma, realizando movimentos diferentes na igreja, e demonstrando sempre estar preocupado com o ensino da palavra, cuidando das suas ovelhas.

Deus tem abençoado, e o ministério tem crescido a cada ano, para honra e gloria de Deus!